Notícias

25/03/2016

PERÍNEO: VOCÊ CONHECE O SEU?

Períneo é um grupo muscular que fica na base da pelve, também conhecido como músculo do assoalho pélvico. Sua função é sustentar os órgãos pélvicos como: bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus, especialmente relacionado à continência urinária e fecal. Além disso, é fundamental para sexualidade e reprodução.

Incontinência urinária e anal, retenção urinária, constipação, prolapsos dos órgãos pélvicos e disfunções sexuais estão relacionadas a disfunções na pelve e enfraquecimento dessa musculatura. Dentre as principais causas à chance de desenvolvimento de problemas relacionados a isso, temos: a gravidez, a obesidade, a menopausa e o sedentarismo.

FISIOTERAPIA PÉLVICA É PREVENÇÃO E TRATAMENTO! 

A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia baseada no princípio da multidisciplinaridade, abordada por vários profissionais que aliam o conhecimento técnico e o respeito pelo paciente.

Através da reabilitação perineal é possível prevenir e tratar disfunções pélvicas, inclusive para quem está em busca de bem-estar, qualidade de vida, prazer sexual, autoestima e evitar uma intervenção cirúrgica. O tratamento é seguro e muito eficaz. 

COMO É REALIZADA? 

A reabilitação perineal reúne técnicas com o objetivo de tratar e prevenir a estrutura pélvica. Alguns dos equipamentos e programas especializados são utilizados para demonstrar a maneira correta de facilitar o ato funcional e promover o fortalecimento da musculatura pélvica.

 PARA QUEM É INDICADA? 

Qualquer pessoa que apresente algum tipo de deficiência do assoalho pélvico de origem urogenitais, anorretais e neurológicas como:

• Incontinência urinária e anal;

• Constipação intestinal;

• Prolapsos genitais;

• Reabilitação pós-parto;

• Preparação para o parto (vaginal e cesárea);

• Pós-prostatectomia;

• Dor pélvica;

• Vaginismo (dor na relação sexual);

• Disfunções sexuais.

 ESPECIALMENTE PARA GESTANTES

A gravidez provoca alterações biomecânicas e metabólicas no corpo e que podem causar desconforto e algumas disfunções perineais. Os músculos pélvicos sofrem uma sobrecarga de peso já que são os responsáveis pela sustentação do útero, bexiga, uretra e ânus. Por isso é ideal que você comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar ou descobrir a gravidez.

As que desejam um parto natural devem se atentar a importância de trabalhar o relaxamento e alongamento perineal. Estes músculos são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são estirados durante sua passagem. A reabilitação perineal é indicada a todas as mulheres no pós-parto, independente se foi parto natural ou cesariana. 

DESTAQUE PARA DISFUNÇÕES SEXUAIS 

As disfunções sexuais estão relacionadas ao desejo, à excitação, ao orgasmo e à dor.

- viver a sexualidade em sua plenitude

- preconceito ou dificuldades em explorar seu corpo

- sofrem com dor ou desconforto persistente

- problemas relacionados ao vaginismo

Atingir o ápice do prazer pode ser mais fácil se o períneo estiver saudável. Isso porque ele aumenta as contrações da vagina que acontecem durante o orgasmo, as deixa mais intensas, garantindo o prazer das mulheres e também dos homens.

PERÍNEO: VOCÊ CONHECE O SEU?
Voltar